terça-feira, 5 de junho de 2012

REGRAS E OUTRAS INFORMAÇÕES DA GINCANA



EMEF. MARIA THEREZA DE SOUZA CASTRO
Agitando e  aprendendo! Projeto de incentivo à aprendizagem, cidadania,   leitura e ao protagonismo juvenil.

Tema: gincana cultural.
Responsáveis: Equipe gestora, professores PEB II da unidade[1], alunos, família e comunidade[2].
Implantação: No final do segundo bimestre.
Duração: Do dia 06 de junho até a  semana da FLIC em Agosto. Sendo que durante este período acontecerão provas semanais   especialmente às sextas feiras[3],  até a semana que antecede a FLIC.
Público Alvo: Alunos do Ensino fundamental II ( cada uma das 8 séries formarão uma equipe, a qual escolherão nome e símbolo[4]) .
Objetivos:
. Gerar um ambiente saudável e de interação escolar[5];
. Estimular a aprendizagem de forma lúdica e atrativa;
. Propiciar um ambiente onde haja aprendizagem colaborativa;
. Desenvolver habilidades cognitivas e motoras;
. Fomentar o estudo e a pesquisa escolar;
. Ampliar o repertório dos alunos  acerca das obras de Vinicius de Moraes;
. Conscientizar os alunos que a escola é de todos, e deve ser construída por todos também.
Tarefas
Na lista a seguir constam somente as tarefas principais, as tarefas semanais serão definidas através de sorteios  feitos à partir  das sugestões dos alunos. Já  as provas relâmpagos serão  definidas pela escola.
A  gincana terá duas fases, sendo que em ambas  a organização da sala[6] fará parte da disputa, e na primeira o aumento da média[7] de notas de cada equipe receberá também pontuação.
1º fase:
Confecção de um logotipo para a equipe ( 100 pontos)
Organização da sala- limpeza e carteiras ( Ruim =  - 50 pontos;  Boa = 50 pontos e Muito boa =100 pontos)
Média das notas da turma ( cada ponto aumentado na média da turma, equivalerá a 10 pontos para a equipe)
 Tarefas para a festa junina
Arrecadação de alimentos e outros itens  para a festa.
Venda de cartelas de bingo ( cada cartela = 5 ponto).
OBS:    Poderão acontecer provas relâmpagos que valerão o dobro da pontuação normal , as quais  serão avisadas com no mínimo 1 dia de antecedência.

Premiação da 1ª fase: tempo de intervalo maior, e piquenique organizado pela escola.

2º fase:
Organização da sala- limpeza e carteiras ( Ruim =  - 50 pontos;  Boa = 50 pontos e Muito boa =100 pontos)
Apresentação teatral- com a participação da família[8]( 50 pontos)
Quiz literário - Vinicius de Moraes. ( 50 pontos)
Declamação de poemas – Vinicius de Moraes ( 50 pontos)

Premiação da 2ª fase: Passeio ao cinema e tempo de intervalo maior.


Regulamento


1-Das disposições preliminares

Art. 1- O presente regulamento  contém as disposições gerais que regem a “Gincana brincando e aprendendo!”, as  quais todos os participantes devem  zelar e seguir. A gincana tem como principal objetivo gerar um ambiente  saudável e de interação escolar, em vistas de propiciar aprendizagem e lazer. A organização das equipes é de responsabilidade do professor responsável pela sala. 

Art. 2 – Os participantes desta gincana devem conhecer as regras que o regem, pois o seu  alegado desconhecimento não será em hipótese alguma considerado impedimento para possíveis punições ou afins. Para tanto  uma cópia do regulamento será entregue a cada uma das equipes, e será também afixado em local visível na própria unidade escolar e no blog da EMEF,  mariatherezadesouzacastro.blogspot.com

Art. 3 – Qualquer dúvida, ou  pedido de reconsideração,  relativo à gincana deverá ser solicitado formalmente, por escrito, à equipe de organização geral. A qual responderá também formalmente, em até 3 dias úteis.

Art.4- O cronograma de provas, pontuação e penalidades deverá ser afixado em local visível a todo o público escolar e no blog da escola com antecedência .

2- Da participação

Art. 5-  Participarão da gincana,  todos os alunos do Fundamental II da EMEF Maria  Thereza de Souza Castro.
§Único:  Os familiares dos alunos poderão participar  da gincana  nas provas pré-definidas em cronograma a ser afixado no mural da escola.

Art. 6- Durante a inscrição para as provas as equipes deverão indicar os competidores, e os possíveis substitutos em caso de ausência devidamente justificada.
§Único: As substituições somente serão aceitas quando justificadas, por escrito, pelo menos 2 horas antes das provas.

Art. 7- No momento das provas os alunos deverão estar uniformizados e portando o seu logotipo.
§Único: A obrigatoriedade do uso do uniforme só está dispensada, quando as provas exigirem vestimenta diferenciada.

Art. 8- A participação da gincana é totalmente gratuita, não sendo cobrado pela escola nenhum tipo de taxa ou similares.

Art. 9- Nas provas que envolvam atividades físicas, ou que, porventura,  sejam realizados fora do horário escolar, os pais deverão assinar autorização prévia.

3- Das penalidades

Art. 10- Será penalizada, em 50 pontos,  a equipe cujos participantes diretos ou indiretos, provocarem brigas, discussões, ou danificarem equipamentos e, ou, partes das instalações escolares.

Art.11- Será penalizada, em 25 pontos, a equipe cuja tabela de organização escolar se encontre, adulterada, em mal estado, ou inexistente dentro da sala de aula.

Art.12- Será penalizada, com não participação na prova, a equipe que não esteja portando o seu logotipo no momento das provas.

Art. 13- Será penalizada, com o valor de  pontos total da tarefa, a equipe que deixar de participar de alguma das provas.

Art. 14-Será penalizada, em 5 pontos por aluno, a equipe cujos membros  permaneçam  no pátio ou no  corredor  após o sinal de término das competições , e com 2 pontos  quando a ocorrência for em qualquer dos momentos de troca de aula.
§Único- estas faltas serão anotadas pelos inspetores de aluno, ou por qualquer membro da equipe gestora.

Art. 15- Será penalizada, com não participação na prova, a equipe que não esteja devidamente uniformizada. Com exceção das provas  em que seja necessário a utilização de outro tipo de vestimenta, o que será antecipadamente comunicado.

Art. 16- Será penalizado, com não participação das premiações da semana,  o(s) aluno(s) que forem  causa de penalidade para a sua equipe.

Art. 17- Será penalizado, com não participação das premiações principais da gincana,  o(a) aluno(a) que for  causa de penalidade para a sua equipe por mais do que duas vezes, seja  consecutiva ou intercaladamente.

4. Da Comissão organizadora

Art.16- A comissão organizadora será formada pelos professores da UE. ,  membros do grêmio e da equipe gestora e terá a função de:
§1º- Garantir que a competição seja justa e transparente.
§2º- Elaborar as regras e tarefas que compõem a gincana.
§3º- Fazer cumprir o regulamento

5. Das tarefas

Art. 17- As tarefas serão todas de cunho sociocultural, recreativas, filantrópicas, de conhecimentos gerais, de conhecimentos específicos das disciplinas e do homenageado da FLIC-2012, Vinicius de Moraes.
6. Das pontuações
Art. 18. As pontuações deverão ser de conhecimento público, sendo  que deverão estar afixadas em local visível no mural da escola e no blog da escola.
§ Único- As provas que serão selecionadas pós-sorteio deverão, assim que tornadas públicas, estar acompanhadas da sua respectiva pontuação.
7. Das premiações
Art. 19. A gincana terá  como premiação dois passeios: piquenique e passeio ao cinema;  sendo 1 para cada fase do mesmo respectivamente, e horário de intervalo antecipado em 10 minutos para a equipe vencedora da semana.



[1] O  professor  representante de sala liderará a  equipe respectiva, juntamente com os alunos representantes da mesma.
[2] Como algumas provas  e apresentações serão abertas a família e a comunidade , contamos com eles como participantes ativos no trabalho.
[3] As provas serão realizadas após o intervalo, seguindo cronograma a ser fixado em local visível.
[4] As equipes confeccionarão seu logotipo, que será o símbolo pelo qual serão conhecidos.
[5] Ainda que o eixo central do nosso trabalho seja uma gincana, que é um ambiente de competição, nossa proposta é  que a escola, família e comunidade se unam em um objetivo único em prol da aprendizagem e da harmonia escolar.
[6] Serão afixados nas salas calendários onde será anotado pelas ajudantes de serviço geral se a organização da sala estava: R - ruim;  B -boa; MB- muito boa.
[7] Após o fechamento das notas do segundo bimestre no GDAE, as médias das turmas  serão calculadas por disciplina.
[8] Cada equipe selecionará junto com o seu professor a peça a ser apresentada,  assim como ficará responsável pelo  figurino, cenário e afins.

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